Críticas Ipsilon

Últimas

A Água

Sóbolos rios que vão por Valência

Luís Miguel Oliveira

Capacidade exemplar de articular o romanesco com a observação de um ecossistema cultural.

Ler mais

Sacavém

Sobre Pedro Costa, cineasta do nosso tempo

Luís Miguel Oliveira

Eis dois exemplares de um tipo de filme raro no cinema português: aquele em que um realizador olha para o trabalho de outro realizador.

Ler mais

Justiça para Emmett Till

Uma mãe-coragem sem cinema à sua altura

Luís Miguel Oliveira

Este não é o filme capaz de fazer, cinematograficamente, justiça a Emmett Till e à coragem da sua mãe.

Ler mais

A Colina Onde as Leoas Rugem

Um bando de três

Luís Miguel Oliveira

Languidez e paralisia numa aldeia do Kosovo.

Ler mais

A Voz das Mulheres

Um filme conformado sobre a rebeldia

Luís Miguel Oliveira

Nunca há cinema à altura da intensidade dos dilemas em discussão em A Voz das Mulheres.

Ler mais

Viver

A morte de um burocrata inglês

Luís Miguel Oliveira

Não é um filme desagradável, embora o que parecia ao princípio um domínio pensado da mise en scène se vá tornando em simples afectação.

Ler mais

A Baleia

O corpanzil na sala de estar

Luís Miguel Oliveira

O registo de uma performance de actor. É isso o que realmente vale a pena em A Baleia.

Ler mais

Nossa Senhora da Loja do Chinês

Histórias mínimas de Luanda

Jorge Mourinha

Um filme africano que recusa o exotismo e o miserabilismo para falar de problemas de hoje de um modo de hoje: Nossa Senhora da Loja do Chinês.

Ler mais

Nostalgia

Nápoles, a cidade fatal

Luís Miguel Oliveira

Nápoles e as figuras napolitanas têm sido uma presença recorrente no seu trabalho de Mario Martone, desde a viragem de 80/90.

Ler mais

Mariupolis 2

Um postal dos escombros de Mariupol

Luís Miguel Oliveira

Mantas Kvedaravicius, cineasta lituano, correu para Mariupol, na Ucrânia, logo nas primeiras semanas subsequentes à invasão russa. Não sobreviveu muito tempo.

Ler mais